dezembro 19, 2008

A ORIGEM DO CONHECIMENTO

Existe duas formas de dar origem ao Conhecimento!?
A Primeira é a Teoria que estuda o própio Conhecimento que damos o nome de epistemológica do grego episteme é igual a ciência e conhecimento.
logos é igual a discurso
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento (daí também se designar por filosofia do conhecimento). Ela se relaciona ainda com a metafísica, a lógica e o empirismo,
Outra questão abrange os limites do conhecimento: Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?

1º A preocupação epistemológica vem desde a Grécia -
Sócrates: Estabelecendo seus métodos: ironia e maiêutica.
(Na ironia), confunde o conhecimento sensível e dogmático. Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, opiniões que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais do tal interlocutor, mostrando a tolice e os absurdos das suas opiniões superficiais, através das consequências contraditórias ou absurdas destas mesmas opiniões e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia.
(Na maiêutica,) dá à luz um novo conhecimento, um aprofundamento que não chega ao conhecimento absoluto. Ele comparava frequentemente este método com a profissão da mãe: era possível trazer a verdade à luz. Assim, ele voltava-se para os outros,quer fossem adolescentes, militares ou sofistas consagrados como Protágoras e Górgias, e interrogava-os a respeito de assuntos que eles julgavam saber.O seu sentido de humor confundia os seus interlocutores, que acabavam por confessar a sua ignorância, da qual Sócrates extraía sabedoria.Por exemplo, querendo apreender o conceito de coragem, dirigia-se ao um general, e perguntava-lhe: - você que é general, poderia me dizer o que é a coragem? O general respondia-lhe: - coragem é atacar o inimigo, nunca recuar. Mas Sócrates contradizia: - às vezes temos que recuar para melhor contra atacar. E a partir daí continuava o debate ampliando o conceito. O exemplo clássico da aplicação da maiêutica é um diálogo platónico (intitulado Mênon), no qual Sócrates leva um escravo ignorante a descobrir e formular vários teoremas de geometria.
Platão - A ciência é baseada na Opinião
Aristóteles - Episteme - A ciência é baseada na Observação (Experiência) entretanto o aparecimento da teoria do conhecimento como disciplina filosófica aparece só na idade moderna com Locke. Ele foi o primeiro a tratar de forma sistemática a origem , a essência e a certeza do conhecimento.
A Segunda é o Conhecimento a Partir de Voçê mesmo, por exemplo: você acaba de conhecer a origem da teoria do conhecimento. Uma pessoa que lê muito tem muito conhecimento pq esta sempre deparando com algo novo. o conhecer não tem limete.
este assunto vai chegar a uma conclusão quando lermos todos os artigos aqui postado, e acredite voçê nuca mais será o mesmo.
terminaremos cada artigo com uma messagem bíblica para reflexão. dicas de reflexão: refletita nestas passagens no minimo por 10 minutos Olhe os detalhes de cada Palavra.si pergunte onde foi criado, por quem, para que, e porque.si não saber a resposta sua intuição ira lhe revelar alguma coisa caso a duvida não precisa si preocupar vc mesmo lhe dará a respota a medida que forem conhecendo todos artigos, confia!

Provérbios 18:15
O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.

Proximo assunto e continuação: Porque são parecido as Palavras Conhecimento e Conciência.